plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
FIQUE DE OLHO

Quais são os golpes mais comuns na compra de um carro usado

Quais são as fraudes mais comuns e como não cair nelas

Imagem ilustrativa da notícia Quais são os golpes mais comuns na compra de um carro usado camera Golpes são realizados com frequência e cerca de 13% dos automóveis apresentam adulterações, sinistros, falta de regularização ou reparos estruturais motivados por danos severos. E | (crédito: Divulgação)

A compra de um carro usado muitas vezes é a realização de um sonho, porém a transação pode se tornar um pesadelo se alguns cuidados não forem tomados, trazendo problemas para o comprador. Isso porque criminosos se aproveitam para aplicar golpes, que podem inclusive trazer riscos pra segurança dos que utilizam o automóvel.

Segundo levantamento feito pela Super Visão, uma das maiores redes de franquias de vistorias automotivas do Brasil, que usou dados referentes as vistorias Certicar e Cautelar, os golpes são realizados com frequência e cerca de 13% dos automóveis apresentam adulterações, sinistros, falta de regularização ou reparos estruturais motivados por danos severos. E 27% têm restrições que depreciam o carro ou podem causar transtornos na hora da regularização.

Aqui vai uma lista com os principais golpes realizados na hora de comprar um veículo usado:

OCULTAR COLISÕES – Bater o carro pode comprometer a lataria e por isso os reparos devem ser feitos com peças autênticas, pra não desvalorizar o veículo. Porém, o valor desse serviço (e das peças) costumam ser mais elevados e muitos optam por apenas disfarçar as batidas, colocando uma “massa” e pintando por cima.

ADULTERAR A QUILOMETRAGEM – Neste caso, o proprietário reduz a quilometragem percorrida pra valorizar o veículo. Por isso é importante verificar outros aspectos do veículo, como bancos, volante e câmbio, que podem ser bons indicativos da condição real do mesmo.

CARGA NO AR-CONDICIONADO – Pra mascarar falhas no ar-condicionado, alguns dão uma carga de gás no aparelho. Mas é importante verificar se não há algum vazamento pois, se houver, pode ser que o aparelho pare de funcionar de novo num curto período.

PEÇAS PIRATAS – Às vezes, as peças precisam ser trocadas, seja por colisão ou por ação do tempo. Porém, como as peças originais são caras, muitos optam por peças paralelas. É importante evitar peças piratas, que parecem originais, mas têm uma qualidade muito inferior.

SITUAÇÃO DOS PNEUS – Alguns mascaram os defeitos e desgastes dos pneus com produtos como silicone e reparador, para que pareçam novos. Como um pneu padrão costuma durar mais ou menos 40 mil quilômetros, é preciso ficar atento se a troca foi feita antes de atingir essa marca ou se os pneus aparentam estar novos demais.

CARRO COM VALOR MUITO ABAIXO DA TABELA – Existem quadrilhas especializadas em falsificar documentos e clonar carros advindos de furtos ou roubos. Há também pessoas que compram o veículo em nomes de laranjas e vendem por um preço mais baixo, pois não pretendem pagar o financiamento. Por isso é extremamente importante saber a procedência do automóvel.

COMO EVITAR CAIR NESSES GOLPES? – A melhor forma de evitar cair nesses golpes é avaliar as reais condições estruturais, da pintura, a manutenção e a identificação do carro, assim como analisar a procedência e o histórico tanto do veículo quanto da documentação. Uma boa dica é procurar a ajuda de um especialista em vistoria automotiva, que verifica toda a funilaria e a presença de acessórios, além de analisar a integridade estrutural e a originalidade de chassi, motor e câmbio, bem como fazer uma checagem da situação documental.

Veja mais no site do Auto Destaque.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Auto destaque por Victor Pinto

Leia mais notícias de Auto destaque por Victor Pinto. Clique aqui!

Últimas Notícias