plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CONSUMO

5 dicas para economizar combustível

Existem algumas maneiras de poupar seu bolso tanto na hora de abastecer o carro quanto na hora de conduzi-lo de forma econômica

5 dicas para economizar combustível
📷 |(crédito: Divulgação)

Com a alta dos combustíveis, andar com o próprio carro tornou-se quase um privilégio para alguns brasileiros. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do início de 2021 até abril de 2022 houve um aumento de 31,22% apenas no valor da gasolina. Então, aos que não abrem mão do conforto e da segurança do próprio veículo, o jeito é aprender a economizar. E pensando em ajudar os motoristas, Thiago Chagas (consultor automotivo da mecânica Ricardo Kotaba, empresa cadastrada no GetNinjas, que é o maior aplicativo de contratação de serviços do Brasil) elenca algumas dicas sobre o assunto.

MANUTENÇÃO – Deixar a manutenção pra depois pode resultar em diversos problemas, além de impactar no consumo de combustível. Segundo Tiago, sem a devida revisão, contratempos como o filtro de ar entupido/sujo, as velas desgastadas e o corpo de borboleta desregulado/sujo fazem com que o motorista gaste mais na hora de abastecer.

GNV – Com o aumento do preço dos combustíveis, muitos motoristas já consideram a conversão de seu veículo para receber Gás Natural Veicular (GNV). Mas antes de se decidir, Tiago diz que diversos aspectos devem ser levados em conta, tais como a forma de uso do carro e a quilometragem que o automóvel roda mensalmente. “No caso de carros que fazem curtas distâncias, eu desaconselho a instalação do GNV; não só pelo preço do kit, mas também pelo desgaste que o motor sofre com a mudança, apesar de tal problema ter diminuído com o avanço tecnológico dos sistemas GNVs mais recentes. Pra pessoa recuperar o investimento do kit, ela terá que rodar muito por semana ou por mês. Então, para motoristas de aplicativo pode ser interessante”, explica o especialista.

PNEUS – Atenção à calibragem dos pneus. “Um item de suma importância para a economia de combustível é a pressão correta dos pneus. Muito cheios ou muito vazios, eles influenciam diretamente na condução do automóvel, na segurança dos passageiros e no consumo de combustível. Sendo assim, é recomendado que, ao abastecer o carro, também se dê uma atenção à calibragem”, aconselha Tiago.

QUANTIDADE DE COMBUSTÍVEL – Ao contrário do que se imagina, rodar com o tanque vazio ou com o tanque cheio não influencia diretamente no consumo. De qualquer forma, não é recomendável trafegar com o tanque ‘na reserva’, pois isso pode prejudicar o funcionamento da bomba de combustível. Sendo assim, o ideal é que o motorista transite com no mínimo ¼ do tanque cheio.

QUANDO O BARATO SAI CARO – Atente-se a combustíveis muito baratos. Além de todos os problemas que os combustíveis adulterados causam, eles também fazem com que o motorista gaste mais na hora do abastecimento. Segundo Tiago, o combustível adulterado é consumido de forma mais rápida e não há uma queima ideal. E ao notar essa ‘queima errada’, o sensor de oxigênio manda sinal para que mais combustível seja injetado, a fim de impulsionar a explosão.

Veja mais no site do Auto Destaque.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Auto destaque por Victor Pinto

Leia mais notícias de Auto destaque por Victor Pinto. Clique aqui!

Últimas Notícias