Nos acostumamos a ouvir a frase
“Faça a manutenção do carro numa mecânica de confiança”. E esse conselho nunca
envelhece, pois a recuperação do veículo depende muito das escolhas feitas pelos
profissionais, que sempre buscam as melhores soluções automotivas.
Mais cedo ou mais tarde, o automóvel
acusa quando a reparação não é feita utilizando as melhores soluções
disponíveis. Aceitar a aplicação de produtos de segunda linha – acreditando que
será vantajoso financeiramente – pode ter efeito contrário, pois produtos de
menor eficiência e durabilidade colocam em risco o carro, inclusive acelerando
o desgaste das peças.
Por isso o executivo Célio
Ruiz, Gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da Henkel para a América
Latina, lista alguns sinais clássicos de que a manutenção faltou a desejar:
VIBRAÇÃO NO VEÍCULO MESMO DEPOIS DO CONSERTO – Já parou pra pensar quantas porcas, parafusos e conexões rosqueadas fazem parte de um automóvel? Temos a ideia errônea de que o parafuso bem apertado durará eternamente, só que essa fixação dos parafusos terá vida curta se não houver soluções para seu travamento eficiente, porque diversas forças agem pra acabar com a resistência das peças: tipo impactos, vibrações, altas temperaturas e falhas por fadiga, entre outros. Esse afrouxamento pode desestabilizar as peças do carro, aumentar a vibração do veículo e abreviar o pleno funcionamento dos equipamentos.
Então é essencial aplicar
soluções adesivas que façam o travamento duradouro das conexões rosqueadas. Numa
manutenção, a montagem de parafusos, das porcas e das arruelas jamais deve ser
feita “a seco”, sem a complementação do adesivo Trava-Roscas da Loctite, que
preenche os espaços vazios do parafuso e dos componentes rosqueados, impedindo
vibrações.
DIFICULDADE NA PARTIDA DO AUTOMÓVEL
E MAIOR SOBRECARGA – O acúmulo de sujeira no motor, nos bicos injetores, nos pistões
e nas válvulas de admissão sobrecarrega as funções dos componentes automotivos,
fazendo com que o carro tenha que gerar mais força e gastar mais combustível pra
dar partida e se manter em movimento. Isso gera um enorme desgaste no veículo.
Daí a importância da utilização de desengraxantes de alta performance, que são
fundamentais para a remoção de impurezas que ficam alojadas no interior das
peças e evitam a oxidação.
Avalie a qualidade do desengraxante que aplicará no automóvel e fuja de soluções caseiras de segunda linha que, além de não removerem os resíduos de forma eficiente, podem gerar riscos de explosão, dependendo da quantidade de solvente envolvida. “O Loctite SF 7979, por exemplo, é desenvolvido para descarbonização e limpeza de bicos injetores, pistões, carburadores, câmaras de motores, válvulas de admissão e escape, removendo completamente crostas de um sistema carbonizado e de alguns componentes de injeção eletrônica. Com isso, acaba melhorando o desempenho dos motores flex, a gasolina e a etanol”, explica Célio.
CARRO NOVO E JÁ DESGASTADO – Percebeu
que existem veículos antigos que, de tão conservados, parecem ser muito mais
“jovens” do que realmente são? Por outro lado, existem automóveis mais novos
que já apresentam sinais de desgaste. É lógico que não dá pra deixar o carro numa
redoma para protegê-lo, mas a conservação depende de vários cuidados, dentre
eles a lubrificação correta e constante.
A ferrugem nada mais é que
uma reação química gerada pelo contato do ferro com o oxigênio. E vale lembrar
que o oxigênio está presente não apenas no ar, mas também na água. Portanto,
qualquer superfície metálica está sujeita à corrosão, caso não seja bem tratada.
Produtos de segunda linha podem não fazer esse serviço de repelir a umidade e de lubrificar com a mesma performance de soluções que usam tecnologia de ponta. O resultado será uma degradação acelerada das peças metálicas. “O Loctite Super Lub pulveriza as áreas e as superfícies desejadas com máxima qualidade, podendo atingir locais de difícil acesso através do tubo prolongador”, complementa Célio.
VAZAMENTO NA FLANGE – Flange é aquele elemento que une duas peças mecânicas. Com o flange, é possível desmontar tubos e tubulações sem precisar destruir. Acontece que essa conexão pode sofrer um afrouxamento, permitindo o vazamento de líquidos e de gases e comprometendo o funcionamento harmônico do veículo. Se feita de forma eficiente, a vedação dos flanges impede a saída e a entrada desses líquidos e gases. E usar produtos de primeira linha como o silicone Loctite SI 598 resulta em mais durabilidade e resistência a corrosão e a temperaturas extremas, entre outros fatores.
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