plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
"PRAIA LINDA É PRAIA LIMPA"

Marabá irá premiar barraqueiros e rabeteiros

Banhistas poderão trocar lixos por brinquedos, barraqueiros serão premiados por melhor avaliação de atendimentos e produtos e o melhor rabeteiro irá ganhar um motor de popa. São as ações do projeto “Praia linda é praia limpa”

Imagem ilustrativa da notícia Marabá irá premiar barraqueiros e rabeteiros camera As ações se concentrarão na praia do Tucunaré em Marabá | Reprodução

O consumismo é um grande vilão contra o meio ambiente. Garrafas pet, latinhas de cervejas e refrigerantes, sacos plásticos e todo tipo de resíduo produzido ou deixado pelas pessoas no meio ambiente pode resultar em problemas sérios como contaminação dos rios, das florestas e afetar o convívio com animais silvestres.

Por isso, nesse período de verão amazônico, em que famílias e turistas procuram as praias e balneários paraenses, é muito importante propor e executar ações que protejam o meio ambiente, como recolhimento do lixo pessoal, além de motivar os prestadores de serviços a executarem boas práticas.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá (Semma), por meio do Departamento de Educação Ambiental (Dea), e a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) realizam durante o mês de julho, o concurso “Praia linda é praia limpa” que tem como objetivo sensibilizar donos de barracas de alimentos e bebidas, barqueiros, rabeteiros, turistas e a população, em relação aos cuidados com a limpeza da praia. As inscrições seguem até esta quinta-feira, dia 7.

Recolhimento do lixo será um dos itens avaliados
📷 Recolhimento do lixo será um dos itens avaliados |Reprodução

O concurso é dividido em três categorias: donos de barracas, barqueiros e rabeteiros. Cada participante cadastrado receberá um QR Code que será afixado em seu local de trabalho. Escaneando o QR Code pelo aparelho celular, os banhistas e turistas terão acesso a um questionário a respeito do serviço, onde serão atribuídas notas.

Além disso, uma outra parte da avaliação será realizada por técnicos da Semma e Semtur, Instituto Nacional de Defesa Ecológica e Vigilância Ambiental (Indeva) e Batalhão de Força Nacional Pré-militar no Estado do Pará (BPRM).

Entre os itens analisados nos serviços estão questões relacionadas ao cuidado com o meio ambiente, segurança, criatividade do empreendimento e qualidade do atendimento ao cliente.

Veja também!

Internet móvel 5G começa a operar no Brasil nesta quarta

Eletronorte e autoridades discutem segurança de barragem

Mulher tem sobrenome trocado por ‘vagabunda’ em cartão

“Nós sabemos que é muito importante a população estar presente nessa campanha porque nós queremos que você avalie as pessoas que trabalham na praia, o serviço que tem na praia. Então, nós vamos entrar com essa proposta que é você, o veranista, o turista que vai avaliar o serviço. Você vai dizer para gente qual é o melhor, o que você está achando. O mais legal é que vamos ter uma inovação tecnológica. É muito legal que a gente não vai utilizar papel que é exatamente a questão do turismo sustentável”, pontua Isis Mourão, coordenadora de turismo da Semtur.

A vinda de turistas resulta em muito consumismo e a consequente poluição do meio ambiente
📷 A vinda de turistas resulta em muito consumismo e a consequente poluição do meio ambiente |Reprodução

Os três primeiros mais bem avaliados de cada categoria receberão prêmios que ajudarão na performance de seus trabalhos como jogos de mesa, coletes salva-vidas, freezer horizontal, liquidificador, fritadeira, caixa térmica e outros itens.

Além disso, um motor de popa será o prêmio especial para a categoria de transportes de travessia que será decidido entre o primeiro lugar entre os barqueiros e o primeiro lugar entre os rabeteiros.

A inscrição segue até o dia 7 de julho, das 9h às 13h, na sede da Semtur. Até o momento, 12 donos de barracas, 16 rabeteiros e três barqueiros já se inscreveram. A premiação ocorrerá no dia 6 de agosto.

Eco Verão

O concurso faz parte da programação do programa Eco Verão da Semma que terá também em sua programação a distribuição de sacolas biodegradáveis na praia. Aos finais de semana, serão entregues aos banhistas e durante a semana aos barqueiros, rabeteiros e garçons que trabalham nas barracas.

O projeto Eco Verão foi desenvolvido para ser executado durante o mês de julho para sensibilizar a população a respeito do lixo na praia.

O recolhimento do lixo pessoal será incentivado nas ações propostas pela Semsa em Marabá
📷 O recolhimento do lixo pessoal será incentivado nas ações propostas pela Semsa em Marabá |Reprodução

“As pessoas podem cooperar pegando sua sacola, trazendo seu lixo de volta e o que for reciclável podem entregar na nossa barraca, até às 14h vamos estar lá. Vamos tentar sensibilizar, ver se evitam jogar lixo na praia porque quando você joga o lixo na praia, você suja o meio ambiente, você suja o seu espaço de lazer. Então, vamos ter mais consciência, vamos recolher nosso lixo, vamos trazer nosso lixo de volta para a cidade para o gari pegar. Um ambiente mais limpo, uma praia mais limpa fica mais bonita. É melhor para você curtir seu lazer”, destaca a coordenadora do DEA, Socorro Medeiros.

Aos domingos, no ponto da Semma na praia, qualquer pessoa que apresentar 30 unidades de garrafas pet ou latinhas poderá trocar por um brinquedo. Todo o material recolhido será vendido e o dinheiro arrecadado será doado ao projeto Eco Pet, de uma faculdade particular. O objetivo é a doação de ração e a realização de cirurgias de castração de animais domésticos. Toda a programação inicia no sábado, dia 9 de julho.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias