plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
EM MAIS DE 60%

Hospital Regional amplia atendimento a pacientes renais

Desde a sua inauguração, a unidade realizou mais de 13 mil sessões de hemodiálise e beneficiou 220 pacientes no total

Imagem ilustrativa da notícia Hospital Regional amplia atendimento a pacientes renais camera Hospital Regional do Sudeste do Pará ampliou em 61,13% o número de sessões de hemodiálise na unidade | Divulgação

Neste ano, o Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, ampliou em 61,13% o número de sessões de hemodiálise na unidade. Os dados são referentes aos atendimentos realizados de janeiro a maio deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

A unidade, que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, realizou mais de quatro mil sessões de janeiro a maio de 2022. No mesmo período de 2021, foram cerca de duas mil sessões.

O secretário de Estado de Saúde Pública , Rômulo Rodovalho, destacou que a ampliação de serviços nos Hospitais Regionais faz parte do planejamento governo do Estado com o intuito de beneficiar cada vez mais usuários do SUS nas diversas regiões.

“Queremos sempre que mais pessoas tenham acesso a serviços de média e alta complexidade sem precisar se deslocar para Belém ou outras regiões. E isso é fundamental para quem precisa de hemodiálise”, comentou.

Referência em saúde pública para 22 municípios do Sudeste paraense, a ala de hemodiálise do Regional do Sudeste do Pará, entregue pelo governo estadual em novembro de 2019, conta com atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Há quatro anos, Berlândia Silva Souza, da cidade de Jacundá, é paciente renal crônica e há nove meses se desloca três vezes por semana ao Regional de Marabá, onde já realizou mais de 100 sessões de hemodiálise, que são fundamentais para o seu bem-estar.

"Tenho uma vida normal, sigo as recomendações médicas à risca, e graças à ótima assistência, me sinto cada dia melhor. O atendimento humanizado que recebemos também é maravilhoso, somos tratados pelos profissionais de saúde como se fossemos da família", comentou.

Veja também!

Prefeitura de Marabá abre PSS com salário de até R$ 2.834

Homens são executados a tiros no sudeste do Pará

RBA Marabá terá mais uma vez programação ao vivo na Expoama

De acordo James Vinicius, enfermeiro nefrologista no HRSP, a hemodiálise é o procedimento no qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer, como retirar do corpo os resíduos prejudiciais à saúde.

"A hemodiálise é indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica grave e tem como principal objetivo, substituir a função dos rins que estão com seu funcionamento prejudicado", explicou.

Valdemir Girato, diretor Hospitalar do Regional de Marabá, destaca que o centro de hemodiálise da unidade é um dos mais modernos do Estado, contando com sala de diálise com 22 máquinas, salas de observação e consultórios ambulatoriais.

Há quatro anos, Berlândia Silva Souza, da cidade de Jacundá, é paciente renal crônica mas consegue levar uma vida normal
📷 Há quatro anos, Berlândia Silva Souza, da cidade de Jacundá, é paciente renal crônica mas consegue levar uma vida normal |Divulgação

"Há dois anos e meio, desde a inauguração do nosso centro de hemodiálise, estamos obtendo ótimos indicadores assistenciais que, mesmo durante a pandemia, tornou a unidade referência em nefrologia na região”, destacou.

O diretor ainda ressaltou que o atendimento aos pacientes renais no Hospital Regional é realizado por uma equipe de 50 profissionais de diversas especialidades, como médicos nefrologistas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e equipe de apoio.

Referência para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios, o centro de terapia renal do Hospital Regional do Sudeste do Pará já realizou, desde a sua inauguração, mais de 13 mil sessões de hemodiálise, que beneficiaram 220 pacientes. (Ascom/HRSP)

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias